Resenha # 04: Expresso do Horror


Durante uma expedição arqueológica à Manchúria, realizada no início do século passado, o professor inglês Alexander Saxton (Christopher Lee) descobre numa caverna um ser meio homem, meio macaco, congelado há mais de dois milhões de anos. O fóssil está perfeitamente preservado e pode revolucionar toda a ciência, tornando Saxton extremamente famoso.

Alexander Saxton resolve transportar o fóssil até a Europa através do trem Trans-Siberiano. No trem ele encontra outro cientista, o curioso Dr. Wells (Peter Cushing). Assim começa a terrível viagem. Após se descongelar e fugir do baú onde estava preso, o humanóide começa a fazer diversas vitímas no trem. Os dois cientistas se unem tentando compreender e destruir a estranha criatura, cujos assassinatos parecem esconder um propósito bem maior.

"Expresso do Horror" é uma delirante e divertida co-produção entre a Espanha e a Inglaterra orquestrada pelo hispânico Eugenio Martín. O longa, como uma legítima produção B, contou com um orçamento minúsculo (todo usado nos salários dos atores), cenários de segunda-mão e um roteiro pra lá de maluco, que mistura terror e ficção científica.

O elenco conta com Peter Cushing e Christopher Lee, que repetem a parceria de sucesso realizada nas produções da Hammer da década de 60. Mas a grande surpresa no elenco é a participação do ator Telly "Kojak" Savalas, interpretando o maluco Capitão Kazan, num dos momentos mais divertidos do filme.

Não é nenhuma obra-prima e nem se tornou cult, porém é um clássico absoluto das madrugadas da televisão aberta brasileira, onde foi exibido a exaustão nos idos anos 80. E é toda a despretensão e criatividade do filme que o torna delicioso, bem-humorado e interessante.

Cotação:

Expresso do Horror (Horror Express, 1973, Inglaterra/Espanha)
Direção: Eugenio Martin.
Roteiro: Arnaud d'Usseau e Julian Zimet.
Produção: Bernard Gordon.
Fotografia: Alejandro Ulloa.
Música: John Cacavas.
Edição: Robert C. Dearberg.
Direção de Arte: Dana Andreianu.
Elenco: Christopher Lee (Professor Alexander Saxton), Peter Cushing (Dr. Wells), Alberto de Mendoza (Padre Pujardov), Silvia Tortosa (Condessa Irina Petrovska), Julio Peña (Inspetor Mirov), Ángel del Pozo (Yevtushenko), Helga Liné (Natasha), Alice Reinheart (Srta. Jones) e Telly Savalas (Capitão Kazan).
Distribuição: Em DVD pela Works.

0 comentários:

 
nocturnia Z © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour