Resenha # 05: Mortos Que Matam

O temor de que vírus ou bactérias desconhecidas venham a dizimar a raça humana não é um pesadelo tão recente assim. Esta sombria perspectiva já era retratada na clássica novela de Richard Matheson em 1954. Em “I am a Legend”, uma estranha epidemia devasta o planeta. As pessoas contaminadas retornam depois de mortas, em forma de vampiros-zumbis. A trama foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1964 (“The Last Man on Earth”) e refilmado apenas sete anos depois como “The Omega Man”, recebendo o dramático título em português “A Última Esperança da Terra” e contando com o astro Charlton Heston no papel principal. Uma nova releitura da obra de Matheson será lançada em 2007, com Will Smith no papel do protagonista. A direção ficará a cargo de Francis Lawrence (de "Constantine") e o elenco ainda contará com o ator Johnny Depp.

Em “Mortos que Matam”, Vincent Price vive Robert Morgan, um cientista que acredita ser o único sobrevivente de uma catástrofe que praticamente eliminou os humanos da face da Terra. Os infectados retornam da morte como criaturas com características vampirescas: caminham apenas quando o sol se põe, temem alho e espelhos. Morgan age como um caçador de vampiros, durante o dia as persegue e as elimina, cravando estaca em seus corações. Durante a noite se refugia em casa, protegendo as portas com réstias de alho e espelhos.

O baixo orçamento da produção é compensado pela atuação sempre convincente do astro Vincent Price (o eterno e “Abominável Dr. Phibes”). O roteiro peca, por não explorar o suficiente a “reviravolta” da trama escrita por Matheson, mas não chega a comprometer o resultado final.

É impossível, após assistir “Mortos que Matam”, não deixar de lado a idéia “teimosa” de afirmar que todos os filmes de zumbis do mundo foram totalmente influenciados pela “Noite dos Mortos Vivos” de Romero. Romero, sim, foi influenciado pela obra de Matheson.

Cotação:

Mortos que Matam (The Last Man on Earth, EUA/Itália, 1964)
Direção: Sidney Salkow; Ubaldo Ragona
Roteiro: Logan Swanson e William P. Leicester
Produção: Robert L. Lippert.
Música: Paul Sawtell e Bert Shefter
Fotografia: Franco Della Colli.
Direção de Arte: Giorgio Giovannini.
Maquiagem: Piero Mecacci.
Edição: Gene Ruggiero; Franca Silvi.
Elenco: Vincent Price (Robert Morgan), Franco Bettoia (Ruth Collins), Emma Danieli (Virginia Morgan), Giacomo Rossi-Stuart (Ben Cortman), Umberto Rau; Christi Courtland (Kathy Morgan); Antonio Corevi; Ettore Ribotta.
Distribuição: Em DVD pela Multimedia Group.

0 comentários:

 
nocturnia Z © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour