Resenha # 07: Aniversário Macabro


No dia em que completaria 17 anos, a jovem Mari Collingwood e uma amiga acabam nas mãos de perversos fugitivos. Enquanto seus pais preparam uma festa de aniversário surpresa, Mari e sua amiga são violentadas e mortas. No dia seguinte os assassinos pedem abrigo na casa dos pais de sua vítima. Os criminosos não suspeitam do terrível destino que os aguarda.

Produzido por Sean S. Cunningham (o criador da cinessérie "Sexta-Feira 13") e dirigido por Wes Craven (idealizador do personagem "Freddy Krueger" e da série "Pânico"), "The Last House on the Left", que foi chamado de "Aniversário Macabro" no Brasil, é um dos filmes mais controversos do cinema, por apresentar cenas de grande violência e nudez que chocaram o público e a crítica da época. Foi diversas vezes cortado e restaurado pela censura norte-americana, ficando ainda assim proibida a sua exibição em vários países durante muitos anos.

O roteiro de Ingmar Bergman para "A Fonte e a Donzela" (vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1959) é transportado para o começo dos anos 70. Após a indigesta derrota no Vietnã, a geração hippie "Paz e Amor" aos poucos é substituída por uma nova geração, que vive a ressaca de drogas pesadas usadas pelos pais e está a mercê da violência gratuita. É este clima de selvageria e insegurança que é retratado em "Aniversário Macabro". A violência narrada no filme é nua e crua, sem a estilização gráfica dos filmes atuais, o que torna o filme muito mais indigesto e incômodo. As jovens Mari e sua amiga são torturadas e violentadas num clima de crueldade quase insuportável até a metade do filme. Na segunda metade o desejo pela vingança é compartilhado com o expectador, na punição extrema imposta pelos pais de Mari aos algozes da filha.

"Aniversário Macabro" é o primeiro trabalho de Wes Craven, que dirigiria pelo menos mais um filme "nestes moldes" antes de escolher o caminho mais comercial (e mais lucrativo): "Quadrilhas de Sádicos" (recentemente refilmado como “Viagem Maldita”), que conta a história de uma família que se perde num deserto e é atacada por canibais.

É, "the dream is over".
Cotação:

Aniversário Macabro (The Last House on the Left, 1972, EUA)
Direção: Wes Craven.
Roteiro: Wes Craven. Produção: Sean S. Cunningham.
Fotografia: Victor Hurwitz.
Edição: Wes Craven.
Música:
David Hess.
Figurino: Susan E. Cunningham.
Elenco: Sandra Cassel (Mari Collingwood), Lucy Grantham (Phyllis Stone), David Hess (Krug Stillo), Fred J. Lincoln (Fred Lincoln), Jeramie Rain (Sadie), Marc Sheffler (Junior Stillo), Gaylord St. James (Dr. John Collingwood) e Cynthia Carr (Estelle Collingwood).
Duração: 84 min.
Distribuição: Em VHS pela Argovídeo.

1 comentários:

  1. Eu tenho uma maldiçaõ com esse filme, sempre que tento assistilo ele vem com algum problema, mas me parece um filme bem interessante.
    Obrigado pelo comentario no meu Blog, volte sempre :)
    E agora é dedos cruzados para que o DVD do Battle Royale saia logo.

 
nocturnia Z © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour