Resenha # 10: Noite de Pânico/Sozinho no Escuro

Acompanhar o cotidiano de perigosos internos faz parte da rotina do psiquiatra Dr. Potter em seu novo emprego. Profetas, lunáticos, assassinos, estupradores estão trancados no último andar do hospital estadual para doentes mentais. Toda a segurança do local é eletrônica, todas as portas e janelas são ativadas (abrem ou fecham) por um dispositivo inteligente. Entre os pacientes mais perigosos do setor estão Frank (Jack Palance), o Pastor Byron (Martin Landau) e Ronald (Lidth), um molestador de crianças. O diretor do hospital é Dr. Bain (Donald Pleasence), um homem pacato e respeitado pelos internos.

O pesadelo, para Dr. Potter e sua família começa quando os internos, liderados pelo violento Frank, começam a suspeitar que Potter assassinou o antigo psiquiatra (o que fica claro, desde o princípio, não passar de "loucura"). A situação fica realmente preta ("piadinha infame") quando um black-out deixa toda a região sem energia elétrica. Com a falta da eletricidade, o equipamento de segurança do hospital entra em pane e diversos internos escapam. Inclusive os perigosos Frank, Pastor Byron e Ronald, que planejam uma terrível vingança contra o Dr. Potter, quem eles julgam ser um assassino. É apenas o começo de uma noite de pânico.

"Noite de Pânico", foi o título usado pela distribuidora na época do VHS. Lançado em DVD recentemente pela Works, "Alone in the Dark" recebeu um título que é a tradução literal de seu original: "Sozinho no Escuro" (não confundir com o terrível "Alone in the Dark", de Uwe Boll). Dirigido por Jack Sholder, de "A Hora do Pesadelo 2" e "The Hiden - O Escondido", "Sozinho no Escuro" passou despercebido pela década de 80. A direção de Sholder é convencional, mas competente. O elenco é o ponto forte do filme. Afiadíssimo, ele consegue reunir astros como Jack Palance (interpretou o Conde em "Drácula", de Dan Curtis), Martin Landau (que interpretou Bela Lugosi em "Ed Wood", de Tim Burton) e Donald Pleasence (o persistente Dr. Loomis, da série "Halloween"). Conta ainda com Dwight Schultz, como Dr. Dan Potter. Como? Não se lembram de Dwight? É, é ele mesmo. O Capitão Murdock, da série "Esquadrão Classe A" (ok, nem todo mundo tem mais de trinta).

Por fim, "Sozinho no Escuro" é um grande filme desconhecido, não só pelo elenco, mas também pelo roteiro, que em determinado momento lembra "A Noite dos Mortos Vivos" de Romero. Todos os loucos estão lá fora. E estão sedentos por sangue.

cotação:
Noite de Pânico/Sozinho no Escuro (Alone in the Dark, 1982, EUA)

Direção: Jack Sholder.
Roteiro:
Jack Sholder, Robert Shaye e Michael Harrpster.
Produção: Benni Korzen, Sara Risher e Robert Shaye.
Fotografia: Joseph Mangine.
Música: Renato Serio.
Edição: Arline Garson.
Elenco: Jack Palance (Frank Hawkes), Donald Pleasence (Dr. Leo Bain), Martin Landau (Pastor Byron Sutcliff), Dwight Schultz (Dr. Dan Potter), Erland van Lidth (Ronald "Gordo" Elster), Deborah Hedwall (Nell Potter), Lee Taylor-Allan (Toni Potter), Phillip Clark (Tom Smith), Elizabeth Ward (Lyla Potter) e Brent Jennings (Ray Curtis).
Duração: 92 mins.
Distribuição: Em DVD pela Works.

5 comentários:

  1. Fluxo Infinito do Rio Bonito disse...:

    Legal seu blog Kaos. Vou prestigiá-lo. Poderia jurar que essa imagem nesse cartaz de Alone in the Dark foi aproveitada pela distribuidora
    Mundial Filmes para estampar a capa de um VHS de Slumber Party Massacre lançado no mercado brasileiro em 1991. Mas para achar a prova desse crime teria que vasculhar tudo quanto é sebo e
    vídeo-locadora do Brasil, e alugar ou adquirir a fita junto com o tal estojo.

  1. Fluxo Infinito do Rio Bonito disse...:

    Fugindo rapidamente do assunto: desde o dia 15 de abril de 2007 não consigo mais acessar o fórum do portal Boca do Inferno, a Irmandade do Inferno. Surgiu uma página em branco acusando um erro no banco de dados do fórum, com aquela fatídica mensagem em inglês: There appears to be an error with the A Irmandade Do Inferno database. You can try to refresh the page by clicking here, if this does not fix the error, you can contact the board administrator by clicking here. Error Returned.
    É só diante de mim que esse obstáculo aparece? Será que o fórum do Boca do Inferno foi corrompido por algum hacker moleque?

  1. Kaos disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Kaos disse...:

    Valeu pela visita Fluxo Infinito do Rio Bonito

    O fórum está off-line mesmo, mas o Waldir tá tentando resolver...

  1. Pedro disse...:

    Pena ser tão dificil achar esse filme para comprar... Jack Palance e Donald Pleasence em um mesmo filme de terror é o tipo de coisa que se deve ter realmente na preteleira!

 
nocturnia Z © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour